
Aconteceu em Vitória da Conquista, entre os dias 8 e 12 de Novembro, A sétima Mostra Cinema Conquista. O evento reuniu diretores, produtores, autoridades, alunos de Cinema e Comunicação, e até mesmo telespectadores de diversas partes do estado. O evento aconteceu no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, onde foram promovidas exibições de filmes e curtas.
Com o intuito de contribuir na formação cinematográfica dos seus participantes - o que aparentemente não foi tão aproveitado pelos espectadores, uma vez que as exibições eram regadas de cochichos e toques desprevenidos de celular - a Mostra trouxe esse ano grandes nomes do cinema nacional. Uma mesa redonda foi composta nas conferências que abordaram diversos assuntos como "Cinefilia, o cinema que alimenta nossas memórias afetivas" - conduzida pelo jornalista e crítico de cinema Marcelo Miranda, e apresentada pelo professor e doutor do curso de cinema da UESB, Cristiano Figueira. Outra conferência foi a realizada pelo documentarista e professor Silvio Tender, intitulada "Técnicas e Procedimentos da Entrevista no Documentário".Foram ministradas também oficinas, como a de Direção Geral em Cinema, e Direção de Arte em Cinema, conduzida pelo premiado diretor Moacyr Gramacho. As oficinas tinham como proposta, intensificar os estudos na área e discutir sobre várias formas de direção e quais as possibilidades de inovação nessa área.
O cineasta baiano, Guido Araújo, foi o grande homenageado dessa edição do evento, e recebeu o troféu homenagem das mãos da coordenadora do curso de cinema da Uesb, Milene Gusmão. No último dia da Mostra, onde centenas de pessoas compareceram ao centro de cultura para assistir aos curtas "Tela", de Carlos Nader, e "Calma, Monga, Calma", de Petônio de Lorena, o o longa "O Homem Que Não Dormia", do diretor Edgar Navarro (foto à direita). Ainda na cerimônia, foram exibidos dois curtas produzidos pelos alunos da oficina de Direção em Cinema, ministrada pelo cineasta Rodrigo Grota. Durante os 5 dias da mostra, esses oficineiros ( dentre eles, alunos da UESC, que partiram em caravana para participarem das atividades da mostra), tiveram a oportunidade de aprender - na prática - como é o trabalho de um diretor de cinema e o resultado foram os curtas "A Traída" e "Encontros". Que o evento acrescentou muito aos estudantes que participaram das conferências e oficinas ninguém duvida, agora em relação às exibições no centro de cultura, resta saber se as pessoas que ali estavam, foram para apreciar e conhecer produções brasileira de excelente qualidade, ou aproveitar os shows acompanhados de cerveja de graça que aconteciam depois das exibições.

Nenhum comentário:
Postar um comentário